APMP prestigia descerramento das fotos de promotores de Justiça na galeria dos Ex-PGJs

A Associação Paraibana do Ministério Público (APMP) acompanhou nesta terça-feira (12) a solenidade de descerramento das fotos dos promotores de Justiça, Bertrand de Araújo Asfora e Francisco Seráphico Ferraz da Nóbrega Filho, na Galeria dos Ex-Procuradores Gerais de Justiça do Ministério Público da Paraíba (MPPB). A Associação foi representada por Ana Maria França Cavalcante de Oliveira, vice-presidente.

Em seu discurso, destacou a importância dos homenageados para o Ministério Público e momentos em que a humanidade dos dois promotores se tornou evidente. “Vocês estão aqui hoje, na parede do Ministério Público, para que a gente lembre da força de vocês e para que os futuros promotores possam conhecer, mas eu tenho certeza que, na parede da memória de todos nós, vocês sempre serão grandes procuradores-gerais de Justiça”, pontuou Ana Maria França. 

O promotor de Justiça Francisco Seráphico  destacou a simbologia e a representatividade da homenagem para sua trajetória profissional. “Expresso minha gratidão ao procurador-geral de Justiça, o doutor Antônio Hortêncio, pela aposição de minha foto. Não se trata de um ato protocolar, por carregar a marca da representatividade, do tempo e do trabalho. Nessa galeria a história é exposta como forma de manter viva a lembrança e a história do Ministério Público, escrita por muitos, à muitas mãos, com destaque a quem momentaneamente assumiu a chefia”, destacou. 

Em uma breve fala, carregada de emoção, o promotor de Justiça Bertrand de Araújo Asfora, um dos homenageados, agradeceu pelo reconhecimento. “Minha alma é um retalho de todas as experiências que vivi aqui, com passagens de inúmeras pessoas com as quais tive o prazer de trabalhar, de conviver. Agradeço a Deus pela oportunidade de ter ingressado no Ministério Público. Nós somos esse retalho de boas costuras, que a vida nos forma, com esse costureiro extraordinário que é Deus e que nos dá a oportunidade de participar de momentos como esse”, destacou.

O procurador-geral de Justiça, Antônio Hortêncio, lembrou a trajetória dos homenageados no MP. “Vocês foram pessoas muito importantes para o desenvolvimento da instituição. Destaco a atuação de Seráphico no período da pandemia, com um trabalho incansável num momento difícil e delicado para todos e todas as instituições. Bertrand, por sua vez, um homem simples e de coração imenso. Essa figura ímpar, de grande oratória e agradeço nesse momento por todas aquelas oportunidades em que durante momentos difíceis, buscamos resposta em você e encontramos a palavra certa”, ressaltou. 

Reconhecimento do Poder Judiciário – O desembargador do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), Oswaldo Trigueiro do Valle Filho, que já atuou como procurador-geral de Justiça, também se fez presente na solenidade. Ele foi o primeiro promotor de Justiça a assumir a Procuradoria-Geral. Em sua fala, destacou a atuação do atual PGJ e dos homenageados na instituição. “Vocês três contribuíram e contribuem para o fortalecimento da instituição Ministério Público no Tribunal de Justiça da Paraíba. Fico feliz de estar aqui presenciando esse momento, porque Bertrand e Seráphico, assim como Antônio Hortêncio, contribuem e muito para que o nosso Ministério Público tenha a força que tem hoje para o Poder Judiciário”, destacou. 

Deixe um comentário