Associada da APMP recebe Diploma Bertha Lutz, no Senado Federal

A promotora Dulcerita Alves, que compõe a Comissão de Mulheres da Associação Paraibana de Imprensa (APMP), foi agraciada com o Diploma Bertha Lutz, no Senado Federal, na última quarta-feira (07). A honraria é responsável por premiar anualmente pessoas que tenham oferecido contribuição relevante à defesa dos direitos da mulher e questões do gênero no Brasil, em qualquer área de atuação. A propositura do Diploma foi da senadora paraibana Daniella Ribeiro (PSD) e a solenidade contou com a presença do presidente do Senado (PSD).

Em um discurso emocionante a promotora, destacou as mulheres que marcaram sua vida. “Eu lembro de Susana, vítima, uma mulher que adorava o seu jardim. O marido destruiu todas as suas flores, violência psicológica. Eu lembro de Márcia Barbosa, uma paraibana lá do sertão, assassinada, em que resultou décima condenação do Brasil na Corte Interamericana de Direitos Humanos. Lembro de Maria da Penha e de tantas outras. Eu me lembro de Maria, minha mãe, e lembro de Dulce e Rita, minhas avós e mulheres fortes que me antecederam. Se hoje eu consigo votar e ser votada, foi por causa delas. Se consigo estudar, me formar e se hoje sou Promotora de Justiça da Paraíba, foi por causa delas”, disse Dulcerita no Plenário.

A senadora Daniella Ribeiro, autora da propositura, ressaltou a atuação de destaque da magistrada no combate incansável à violência contra a mulher. “Membro da Comissão de Mulheres do Ministério Público da Paraíba. Ela é executora e gestora dos projetos Florescer e Refletir. Colabora com diversos grupos de trabalho no Conselho Nacional do Ministério Público, dentre eles o grupo que está elaborando o Protocolo de Atuação com Perspectiva de Gênero no Ministério Público brasileiro. Estudou sobre o assunto na Itália, Espanha e Portugal. Entre seus projetos, quero destacar os grupos reflexivos para homens e os grupos operativos para as mulheres vítimas de violência doméstica. Tenho muito orgulho, promotora, pelo seu trabalho desenvolvido na nossa Paraíba”, destacou a senadora.

O presidente da APMP, o promotor Leonardo Quintans, acompanhou a diplomação em Brasília.“Uma grande honra para a Associação, ver uma associada que atua na entidade no âmbito da defesa da mulher receber destaque nacional. A nossa gestão, desde a formação da Diretoria, tem forte destaque para o tema e apoia integralmente as iniciativas e ações da Comissão de Mulheres, a nível local e nacional. Reitero os parabéns a promotora pela sua brilhante atuação que resultou no reconhecimento por parte do Senado Federal”, destacou o presidente da APMP, Leonardo Quintans.

Deixe um comentário