Novos membros são empossados e destacam a importância do cargo para a promoção da justiça

Aconteceu na última sexta-feira (01) a sessão solene do Colégio de Procuradores de Justiça que marcou a posse dos dez primeiros colocados no XV Concurso Público para Promotor de Justiça Substituto promovido pelo Ministério Público da Paraíba. A partir da próxima segunda-feira (05), os novos promotores começam sua atuação nas promotorias de Justiça de Itaporanga, Piancó, Sousa, Cajazeiras, São José de Piranhas e São Bento, todas localizadas no Sertão do Estado. A solenidade foi transmitida em tempo real pelo Canal do MPPB no YouTube.

 

Além do procurador-geral Francisco Seráphico, compuseram a mesa de solenidade presencial, os integrantes do CPJ, Álvaro Cristino Pinto Gadelha Campos, Janete Maria Ismael da Costa Macedo, José Roseno Neto, Francisco Sagres Macedo Vieira e Aristóteles de Santana Ferreira; os promotores de Justiça, Antônio Hortêncio Rocha Neto (secretário-geral do MPPB) e Leonardo Quintans (presidente da APMP); o deputado estadual, João Gonçalves, e a representante da Ordem dos Advogados do Brasil,  Ana Caroline Lopes Correia Lima.

 

De forma remota, acompanharam a solenidade os integrantes do CPJ, os procuradores de Justiça Lúcia de Fátima Maia de Farias, Alcides Orlando de Moura Jansen, Kátia Rejane de Medeiros Lira Lucena, Doriel Veloso Gouveia, José Raimundo de Lima, Marcus Vilar Souto Maior, Marilene de Lima Campos de Carvalho, Vasti Clea Marinho da Costa Lopes, Valberto Cosme de Lira, e Joaci Juvino da Costa Silva, além do desembargador Frederico da Nóbrega, corregedor do Tribunal de Justiça da Paraíba.

A solenidade foi marcada por discursos de saudações proferidos pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-PB), pela Associação Paraibana do Ministério Público (APMP), pela comissão do XV Concurso Público e pela Procuradoria-Geral de Justiça. O representante dos novos membros empossados nesta quinta-feira, Levi Emanuel Monteiro de Sobral, também falou em nome dos colegas e de todos os 45 aprovados no concurso promovido pelo MPPB. Em todas as falas, destacaram-se o reconhecimento pelo esforço e dedicação dos aprovados no concurso e a missão que eles têm a partir de agora com a defesa da democracia e da justiça social.

O novo promotor de Justiça falou sobre os desafios e sacrifícios enfrentados por todos os candidatos que lograram êxito no concurso, agradeceu aos familiares de todos os aprovados por terem compartilhado o momento, mesmo que de forma virtual, e ressaltou o apoio incondicional das famílias, creditando a elas a conquista obtida por cada um dos empossados na solenidade desta quinta-feira.

Também prestou solidariedade às vítimas da covid-19 e lembrou o desafio por que passa o país e o próprio Ministério Público no enfrentamento da pandemia. “Diante do caos que ousa se instalar, a presença do Ministério Público é cada vez mais imprescindível para a vida do povo. Temos a felicidade de ingressar numa das instituições que mais atuam na defesa dos direitos do povo e da probidade administrativa. Seremos membros de um Ministério que promove a justiça”, disse, citando operações realizadas pelo MPPB que destacaram a instituição no cenário nacional, a exemplo da Calvário, Cidade Luz e 274, e dirigindo-se a cada um dos empossados.

A advogada e representante da OAB-PB, Anna Caroline Lopes Correia Lima, destacou a harmonia e o respeito entre a advocacia e o Ministério Público, em seu discurso de saudação aos novos membros – entre eles o irmão, Carlos Davi Lopes Correia Lima – e falou sobre o papel social que deve ser desempenhado pelas instituições e seus integrantes. “Garantir um futuro mais digno ao ser humano pressupõe lutar por um ideal de justiça. Lutemos com coragem, meus caros promotores de Justiça, pois acreditamos no Direito e na justiça”, disse.

Esforço e dedicação

O presidente da APMP, o promotor de Justiça Leonardo Quintans, destacou que o concurso promovido pelo MPPB foi um dos mais disputados, o que exigiu dos aprovados “muita resiliência e fé” e colocou a entidade à disposição dos novos promotores de Justiça. “Não foi fácil. Vocês foram guerreiros e agora novos desafios se abrirão. Esse caminho foi necessário e serviu para fortalecer cada um de vocês. Ser membro do Ministério Público é servir, é olhar o próximo, sentir a sua dor e contribuir para a solução dos problemas sociais. E essa é uma missão muito bonita!”, disse.

O procurador de Justiça José Roseno Neto, por sua vez, falou em nome da comissão do concurso de promotores de Justiça, que presidiu. Ele agradeceu a todos os membros e servidores do MPPB e ao integrante da OAB pelo trabalho desempenhado na comissão ao longo dos três anos de duração do certame, destacou que o sentimento de felicidade que sente é maior do que o que sentiu quando ingressou no MPPB, por ter testemunhado o esforço, a dedicação e o empenho de cada um dos aprovados. “Foram custosos os esforços de cada um de vocês, pois tiveram que enfrentar estudos intensos, esforços e sacrifícios pessoais que foram compensados pelo coroamento da vitória alcançada”, falou.

O último a discursar foi o procurador-geral de Justiça, Francisco Seráphico, que agradeceu e homenageou o trabalho da comissão do concurso, entregando uma placa ao seu presidente.

Boas-vindas

O PGJ deu as boas-vindas aos novos integrantes da instituição, lembrou a importância da unidade ministerial e do trabalho de cada integrante para a defesa da ordem democrática e promoção dos direitos dos cidadãos e da justiça. “Sinto a mesma emoção que senti há exatos 18 anos, quando ingressei no Ministério Público, com a vontade de aprender. Deixo uma mensagem de alento e incentivo nesse novo horizonte que se abre na vida de vocês. Hoje, Vossas Excelências ingressam numa carreira que exige muita dedicação e sacrifícios e que é essencial à justiça”, disse.

O procurador-geral também destacou o empenho da instituição para promover o concurso público, visando proporcionar à sociedade uma prestação de serviço cada vez mais efetivo e de excelência.

Deixe um comentário