Membros do CNMP recebem título de cidadão paraibano da ALPB

Na tarde desta terça-feira (26) a Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) realizou a solenidade de entrega de título de cidadão paraibano aos Conselheiros Nacionais do Ministério Público, Ângelo Fabiano Farias da Costa e Rogério Magnus Varela Gonçalves. A sessão especial foi uma propositura do deputado estadual Adriano Galdino – Republicanos, e foi realizada no Plenário Deputado José Mariz. A solenidade foi amplamente prestigiada por integrantes do Ministério Público da Paraíba (MPPB) e do cenário jurídico nacional, incluindo a presença de Tarcísio Bonfim, presidente da Associação Nacional do Ministério Público (CONAMP), e os conselheiros do CNMP Fernando Comin, Rodrigo Badaró e Antônio Edílio Magalhães Teixeira

Natural de Recife/PE, além de conselheiro do MP, Ângelo Fabiano Farias da Costa é procurador do Trabalho. Graduado em Direito na Universidade Federal da Paraíba em 2003. Foi aprovado em concurso público para analista judiciário, cargo que exerceu entre 2004 e 2009. Em 2009, foi aprovado em concurso público para procurador do Trabalho, cargo que exerce até os dias atuais. Foi eleito presidente da Associação Nacional dos Procuradores do Trabalho. Também foi coordenador Frente Associativa da Magistratura do Ministério Público (FRENTAS), formada pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB). Em 2021 teve seu nome indicado pela classe, aprovado pelo Senado e assumiu o cargo de conselheiro do CNMP, sendo reeleito em 2023. No mês de fevereiro, foi eleito por unanimidade corregedor nacional do MP.

“Poder receber esse título é motivo de muita honra para mim e para minha profissão em si, pois vivi minha vida inteira, até os 29 anos na Paraíba. Só não fiz nascer, mas tive no Cariri paraibano em Monteiro, fiz Ensino Fundamental e Médio, depois a Faculdade de Direito, na capital, me tornei oficial de Justiça. Minha vida toda foi dedicada a este Estado, principalmente nas cidades de Monteiro e João Pessoa. Então hoje receber essa honraria é motivo de uma alegria imensa, porque hoje serei oficialmente reconhecido como um legítimo cidadão paraibano. Eu não perco nenhuma oportunidade de levar para fora daqui os valores paraibanos, o que o povo da Paraíba representa, a cultura, tudo o que o Estado traz de bom para todo o país”, destacou o homenageado.

O conselheiro do CNMP, Rogério Magnus Varela Gonçalves, nasceu em Caicó (RN). Veio para a Paraíba para cursar a Faculdade de Direito da UFPB. Aqui fincou raízes e permanece até hoje. É professor e um advogado respeitado. Na capital paraibana exerceu a função de advogado e de professor universitário do UNIPÊ. Foi Juiz do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) (indicado na classe dos juristas). Foi conselheiro estadual da OAB/PB e conselheiro federal (por três mandatos) representando a Paraíba. Desde maio de 2022 exerce o posto de Conselheiro Nacional do Ministério Público. No CNMP foi designado como Ouvidor Nacional do Ministério Público e é Presidente da CIJE (Comissão de Infância, Juventude e Educação).

“Um dia de muita felicidade para mim, minha família, meus amigos, porque foi o dia da concretização de um sonho. Eu que sempre fui paraibano de fato, hoje me tornei paraibano de direito. Agradeço demais aos deputados, à Assembleia Legislativa, pela honraria que me foi confiada e tentarei honrar e essa comenda em todo local que eu estiver, tentarei levar e enaltecer o nome da nossa terra”, destacou Rogério Varela.

O presidente da ALPB, o deputado Adriano Galdino, concedeu ao presidente da APMP a fala de justificativa das honrarias durante a solenidade. “É uma satisfação enorme testemunhar hoje a outorga do título de cidadão paraibano aos nossos conselheiros Conselho Nacional do Ministério Público. Justificar essa propositura é algo muito fácil, porque ambos tem uma trajetória brilhante, além de laços históricos e afetivos com a Paraíba. Vossas Excelências, srs. homenageados, já cumprem o papel de bem representar o nosso Estado no cenário nacional. Antes mesmo da outorga desse título, já considerávamos ter vocês representando o nosso Estado no cenário nacional”, destacou o promotor de Justiça e presidente da APMP, Leonardo Quintans.

O procurador-geral de Justiça do Ministério Público da Paraíba também esteve presente e saudou os homenageados. “Nós somos frutos das experiências que tivemos ao longo da vida. Não tenho dúvida da emoção que Vossas Excelências sentem hoje ao receber esse título. Agradecemos e parabenizamos a Assembleia, por essa honraria à esses membros que tanto levam o nome do nosso Estado para todo o país. O Ministério Público da Paraíba está em festa”, destacou o PGJ Antônio Hortêncio Rocha Neto.

Deixe um comentário