Márcio Gondim é empossado presidente da APMP

Aconteceu na tarde desta segunda-feira (14), a solenidade de posse da nova diretoria e Conselho Fiscal da Associação Paraibana do Ministério Público (APMP), na Granja dos Promotores, para o biênio 2019/2021. O promotor de Justiça Márcio Gondim do Nascimento é novo presidente da entidade.

Além do presidente Márcio Gondim, compuseram a mesa de honra da solenidade o ex-presidente Francisco Bergson Gomes Formiga Barros; o procurador-geral de Justiça, Francisco Seráphico Ferraz da Nóbrega Filho; o presidente da Associação do Ministério Público do Maranhão (Ampem) e vice-presidente da Conamp, Tarcísio José Sousa Bonfim; o deputado federal e senador eleito, Veneziano Vital do Rêgo (PSB-PB); o desembargador Oswaldo Trigueiro do Valle Filho; a presidente da Associação dos Magistrados da Paraíba, Maria Aparecida Sarmento Gadelha; e o procurador-chefe do Ministério Público Federal (MPF) na Paraíba, Marcos Alexandre Bezerra Wanderley de Queiroga.

Discurso

Em seu discurso de posse, o novo presidente percorreu a sua trajetória dentro do MP, ressaltou a sua vontade de dar continuidade ao trabalho do ex-presidente Bergson Formiga e falou sobre o significado que é exercer o cargo de promotor de Justiça para ele.

“Muito me alegro nesta cerimônia de posse e a palavra que registro é gratidão a Deus pela alegria de poder dedicar meu tempo à associação de minha classe que integro desde 2003, sem nunca ter me afastado da atividade-fim”, declarou.

Márcio Gondim também evidenciou sua preocupação na luta nacional travada pela classe e em defesa do Ministério Público brasileiro. “Devemos ser sempre presentes nas ações da Conamp, na defesa aos ataques às nossas prerrogativas, pois há muito tempo, projetos caminham para dividir e, por conseguinte, diminuir a área de atuação do MP e, certamente, com perda de atribuição a instituição se apequena e para isso devemos buscar parceiros na defesa do Ministério Público, como sempre foi feito”, afirmou.

O procurador de Justiça, Francisco Seráphico parabenizou a nova diretoria, e falou sobre a expectativa para o biênio 2019/2021. Seráphico destacou a competência da nova gestão e sua capacidade de solidificar e ampliar as conquistas e, ao mesmo tempo, sobrepor os novos desafios associativos. “Sempre que nos reunimos, a cada biênio, para essa solenidade, damos o testemunho da importância desta entidade. E precisamos, de forma continuada, fortalecer ainda mais a nossa Associação como a verdadeira voz, a representatividade mais legítima dos promotores e procuradores, ativos e aposentados, perante a Instituição e a sociedade”.

E acrescentou: “Nesta trajetória conviverão com sonhos e realizações, conquistas e dificuldades envolvidas no cotidiano da vida diária, o que exigirá extrema dedicação e senso de responsabilidade, humildade na aceitação da crítica justa, coragem na defesa dos princípios associativos e abertura a novas ideias, tudo isso com objetivo de contribuir com uma associação cada vez mais forte e sempre protagonista de medidas que engrandeçam o Ministério Público e beneficiem a sociedade”.

Em seu discurso de despedida, o ex-presidente Bergson Formiga abordou as melhorias e obras importantes realizadas na sua gestão, ressaltou o acompanhamento de processos de interesse da classe, a sua indicação para ser o diretor das Associações da Região Nordeste, além da indicação da APMP de associados para representarem a Paraíba nas comissões dos aposentados e da mulher da Conamp.

Bergson falou sobre a sua busca em sempre estar em contato com os associados, intensificando a comunicação com a reformulação do site, a participação nas redes sociais. Também lembrou da ampliação dos convênios, da organização das festas, de eventos como encontros com aposentados, realização dos debates, apoio ao congresso estadual. E por fim, destacou o bom relacionamento que a antiga gestão sempre teve com a PGJ, sem esquecer principalmente, da sua atuação junto a Conamp nestes quatro anos de lutas e conquistas em Brasília.
“Seguramente, quem me conhece sabe que percorri com ética e seriedade cada passo dessa trajetória. Volto as atividades normais na 18ª Promotoria de Justiça de Campina Grande com a sensação de dever cumprido, com forças renovadas para trabalhar pelo fortalecimento do Ministério Público da Paraíba, sempre com coragem e determinação”.

Quem também discursou na posse desta segunda-feira, foi o vice-presidente da Conamp, Tarcísio José Sousa Bonfim. “Muito mais que um momento solene de posse de integrantes de diretoria, esta solenidade representa a renovação de esperanças, de sonhos, de espírito e de ânimo do movimento classista e da trincheira de lutas associativas e institucionais do Ministério Público paraibano brasileiro”.

Perfil

Márcio Gondim ingressou no Ministério Público da Paraíba em 27 de junho de 2003. Ele já atuou como promotor titular pelas comarcas de Bonito de Santa Fé, Mari, Cajazeiras e Pedras de Fogo. Além disso, já esteve como promotor auxiliar em João Pessoa. O presidente eleito foi coordenador do Centro de Apoio Operacional Criminal (Caocrim). Atualmente, Márcio Gondim é promotor do Tribunal de Júri de Campina Grande.

Confira a íntegra da composição da chapa “Uno e indivisível”, que vai comandar a APMP pelo biênio 2019/2021:

Diretoria
Presidente: Márcio Gondim do Nascimento
1º Vice Presidente: Ana Maria França Cavalcante de Oliveira
2º Vice Presidente: Maria do Socorro Diniz
1º Secretário: Paula da Silva Camillo Amorim
2º Secretário: João Benjamim Delgado Neto
1º Tesoureiro: Otacílio Marcus Machado Cordeiro
2º Tesoureiro: Jaine Aretakis Cordeiro Didier
Diretoria Social: Adriana de França Campos
Diretoria Patrimonial: Abraão Falcão de Carvalho
Diretoria Cultural: Ilcléia Cruz de Souza Neves Mouzalas
Diretoria de Esportes: Túlio César Fernandes Neves
Diretoria de Beneficência: Cláudio Antônio Cavalcanti
Diretoria Jurídica: Edmilson de Campos Leite Filho
Diretoria Sub-Sede de Campina Grande: Dmitri Nóbrega Amorim
Diretoria Sub-Sede de Cajazeiras: Lean Matheus de Xerez
Diretor de Ouvidoria e Comunicações: Anita Bethânia Silva da Rocha

Conselho Fiscal
Leonardo Quintans Coutinho
Elaine Cristina Pereira de Alencar
Alexandre Jorge do Amaral Nóbrega

Fotos: Delosmar Magalhães/APMP

Deixe um comentário