APMP apoiará o Concurso de Redação e Desenho da CGU, em parceria com o MPPB

O presidente da APMP, Leonardo Quintans, participou, na manhã da última terça-feira (22), de visita da CGU ao Ministério Público da Paraíba (MPPB), na qual foram reforçadas as parcerias entra as instituições em diversas ações, entre as quais a realização da etapa estadual do Concurso de Redação e Desenho, promovido nacionalmente pela CGU.

Participaram da visita o coordenador do Centro de Apoio Operacional às Promotorias do Patrimônio Público, promotor Reynaldo Di Lorenzo Serpa Filho; o presidente da Associação Paraibana do Ministério Público, promotor Leonardo Quintans, e o auditor da CGU, Rodrigo Paiva, além do procurador-geral de Justiça, Antônio Hortêncio Rocha Neto, que recebeu o superintendente da Controladoria-Geral da União na Paraíba (CGU-PB), Severino Queiroz.

O procurador-geral destacou a importância de ações que contribuam para o desenvolvimento cultural e ético da sociedade. “Vamos sim realizar juntos o próximo concurso de redação e desenho. O Ministério Público está de portas abertas para essa e outras atividades com a CGU ”.

O auditor da CGU Rodrigo Paiva informou que o concurso foi cancelado nos últimos dois anos em função da pandemia, mas que deve ser retomado em 2022. A previsão é de que tanto o edital nacional quanto o da etapa estadual sejam publicados em março. Ele informou ainda que o tema deste ano será “Conversando a gente se entende”, com foco na cultura do diálogo e do respeito.

Rodrigo ainda explicou que 12 categorias que integram o certame. Os alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental poderão participar com trabalho do tipo “Desenho”; já os estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, e do 1º ao 3º do Ensino Médio, com trabalho do tipo “Redação”. Os trabalhos que forem inscritos no concurso nacional estarão concorrendo simultaneamente na etapa estadual, que possui premiação distinta.

O presidente da APMP, que coordenou o Focco em 2019, destacou que na edição daquele ano a Paraíba teve o maior percentual de alunos participantes do Brasil graças à mobilização e das parcerias com as Secretarias de Educação do Estado e dos municípios. Ressaltou também, que a APMP encontra-se à disposição para o apoio necessário para a iniciativa, juntamente com o MPPB e o CGU.

Deixe um comentário