Representatividade feminina no Ministério Público

Em 04 de julho de 2018 foi criada pelo então presidente da CONAMP, Victor Hugo de Azevedo Neto, a Comissão Especial para cuidar de assuntos de interesse das mulheres membras do Ministério Público. Aos poucos, a Comissão de Mulheres da CONAMP foi expandido sua atuação, promovendo debates sobre temas relacionados a vários aspectos da condição feminina na sociedade, cuidando de assuntos de interesse das mulheres que compõe o Ministério Público, propondo ideias e estratégias que garantam a representatividade e igualdade institucional e associativa, acompanhando processos legislativos de interesse da classe ou que afetem diretamente direitos fundamentais das mulheres no nosso país.

A Comissão é composta por membras titulares e suplentes, advindas das associações estaduais do MP. No dia 12 de Março deste ano, foi eleita a nova Coordenação da Comissão de Mulheres da Conamp: Deluse Amaral (AMPPE) foi reconduzida ao cargo de Coordenadora; Meri Cristina (AMPAC), 1ª Vice-Coordenadora e Fabia de Melo-Fournier (AMPEP), 2ª. Vice-Coordenadora; Munique Vaz (MPTO), 1ª Secretária e Roberta Rosa (MPRJ), 2ª Secretária.

Foi a partir desta comissão especial que surgiu o Congresso CONAMP Mulher, cuja primeira edição ocorreu em 2023. O evento tem por objetivo refletir e debater, por meio do diálogo, os direitos das mulheres, a equidade de gênero, a democracia e a transformação do MP, da qual participam centenas de promotoras e procuradoras de Justiça de todo o Brasil. A segunda edição do congresso ocorrerá dias 12 e 13 de junho de 2024, em Brasília (DF).

Deixe um comentário