Em solenidade prestigiada, procurador de Justiça Paulo Barbosa lança livro “Em defesa do Ministério Público”
A semana foi marcada pelo lançamento do livro “Em Defesa do Ministério Público”. A obra é de autoria do procurador de Justiça aposentado Paulo Barbosa de Almeida e foi apresentada aos membros e membras do Ministério Público da Paraíba na última segunda-feira (22), após a sessão ordinária do Colégio de Procuradores de Justiça. O livro reúne pronunciamentos feitos pelo autor durante o período em que atuou como procurador de Justiça do MPPB.
Na solenidade, o advogado Tarcísio Fernandes fez a apresentação do autor do livro. O procurador Álvaro Gadelha fez a saudação em nome do MPPB. Em seu discurso, o procurador Paulo Barbosa falou sobre sua história na instituição e detalhou o conteúdo dos discursos presentes na obra.
“O livro que estou trazendo a público teve seu trabalho tipográfico pronto desde dezembro de 2021. É um livro que contém os principais pronunciamentos que fiz, ao longo de minha atuação como Procurador de Justiça. Por isso, idealizei fazer o lançamento numa sessão como esta. Na época em que o livro ficou pronto, as sessões estavam sendo online, o que inviabilizou minha pretensão. Agora, com a anuência do nosso Procurador–Geral e com a colaboração de toda a administração superior, especialmente de nossa 1ª Subprocuradora-Geral, a Dra. Vasticlea Marinho, resolvi fazer o lançamento na sonhada modalidade inicial”, explicou.
O lançamento contou com a presença de familiares, como a esposa do autor, a promotora de Justiça aposentada, Dra. Afra Jerônimo Leite Barbosa de Almeida e seu filho, o promotor do Estado de Alagoas, Paulo Barbosa de Almeida Filho, além de amigos. Também participaram os procuradores aposentados José Raimundo de Lima e Doriel Veloso, além do presidente da Associação Paraibana do MP (APMP), o promotor Leonardo Quintans que ressaltou a importância da obra para a história e futuras gerações da Justiça paraibana.
“É uma publicação que consegue reunir memórias e partilha de contextos históricos, políticos e sociais da atuação do MP em nosso Estado e que, de certo, servirá como inspiração para todos que compõem o órgão na atualidade e para aqueles que chegarão para somar ao trabalho da instituição. Doutor Paulo é um homem que sempre defendeu e continua a defender a autonomia e a independência do Ministério Público, para que ele possa prestar um serviço cada vez melhor à sociedade. Suas reflexões contribuem sobremaneira para que a instituição continue forte e vigilante no seu mister de defender a sociedade”, pontuou.