‘Maio Laranja’: APMP participa do Seminário de Infância, Juventude e Educação do CNMP
A Associação Paraibana do Ministério Público (APMP) participou da mesa de abertura do Seminário de Integração do MP: Infância, Juventude Educação, realizado em Brasília nos últimos dias 8 e 9 de maio. A iniciativa foi promovida pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) e reuniu membras e membros de todas as regiões do país, no ‘Maio Laranja, mês de combate ao abuso e a exploração sexual infantil.
“Foi uma honra para a APMP participar da mesa de abertura de evento tão importante, pois apoiamos integralmente e temos como prioritários os temas envolvidos. O seminário é uma iniciativa da Comissão da Infância, Juventude e Educação, que busca fomentar um diálogo sobre a temática entre os diversos atores dos ramos e unidades do Ministério Público.
Por meio do seminário, a CIJE conseguiu estabelecer uma conversa ampla e construtiva entre os profissionais que atuam na defesa dos direitos de crianças e adolescentes, inclusive na área da educação”, explicou o presidente da Associação, o promotor de Justiça Leonardo Quintans.
A programação do evento foi bem abrangente. No dia 8 de maio, aconteceu a abertura oficial com o presidente da comissão, Rogério Varela, entre outras autoridades, seguida de uma conferência com Ranjit Signh Uppal, juiz distrital em Leeds, Inglaterra, que falou sobre a experiência do “welfare checklist” no sistema inglês.
Também foram realizados três painéis que abordaram a atuação transversal e integrada do Ministério Público na proteção de crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violência; a política nacional de educação especial na perspectiva da educação inclusiva; e as perspectivas da atuação do CNMP na área da infância, juventude e educação.
Já no segundo dia de evento, as atividades foram direcionadas para reuniões ampliadas dos Grupos de Trabalho, proporcionando um espaço para debates mais detalhados e aprofundados. Participaram membros e servidores que compõem os nove grupos de trabalho da CIJE sobre Conselho Tutelar, Convivência Familiar e Comunitária, Diagnóstico da Educação, Educação Inclusiva, Orçamento, Primeira Infância, Sinase, Trabalho nas Plataformas Digitais e Violência Contra Crianças e Adolescentes.
Participaram também do evento as associadas Fábia Cristina Dantas, Coordenadora do Cao da Criança e do Adolescente e da Educação, e a Promotora Corregedora Ana Caroline Almeida Moreira.