APMP participa do II Congresso CONAMP Mulher

Com trabalho de mobilização realizado pela Associação Paraibana do Ministério Público (APMP), e o apoio do MPPB, a Paraíba participou mais uma vez com expressiva delegação do Congresso CONAMP Mulher, que realizou sua segunda edição. O evento aconteceu nos últimos dias 12 e 13 de junho, em Brasília, e contou com a presença de nomes femininos de destaque no país, como a ministra do Supremo Tribunal Federal (STF), Cármen Lúcia, que palestrou no encerramento do Congresso.

O evento foi uma oportunidade de ampliação do debate acerca da representatividade feminina na justiça, nas grandes instituições e no mercado de trabalho, de um modo geral. A APMP promoveu uma mobilização intensa para garantir a participação do maior número de associadas possível no CONAMP Mulher.

Iniciativa da Associação Nacional do Ministério Público (CONAMP), o Congresso teve como tema este ano “Democracia Sob Perspectiva de Gênero”. Em sua palestra, a ministra Cármen Lúcia tratou da baixa representatividade das mulheres nos cargos eletivos, apesar de constituírem 53% do eleitorado. “Em 853 municípios, 333 não têm nenhuma mulher nas Câmaras Municipais e temos apenas uma mulher prefeita negra nos 853 municípios”, destacou.

“Sabemos da necessidade de discutir a representatividade feminina no âmbito do Ministério Público e a segunda edição do CONAMP Mulher proporcionou algo bem além disso. Por meio de palestras, painéis e debates, as participantes puderam ter acesso a dados e refletir sobre as questões de gênero de maneira profunda e eficaz. Além da participação da ministra Carmem Lúcia, tivemos acesso a reflexões de mulheres especialistas de diversos segmentos, como Sebrae, Caixa Econômica Federal e membras do Ministério Público de todo o país”, ressaltou o presidente da APMP, o promotor de Justiça, Leonardo Quintans.

A Paraíba foi representada pelas promotoras e promotores: Maria de Lourdes Neves Pedrosa Bezerra, Mariana Neves Pedrosa Bezerra, João Benjamim Delgado Neto, Fabiana Alves Mueller, Ana Maria França, Carolina Soares Honorato de Macedo, Fernanda Pettersen de Lucena, Nara Elizabeth Torres de S. Lemos, Anne Emanuelle Malheiros Costa, Dóris Ayalla Anacleto Duarte, Ana Carolina Coutinho Ramalho, Renata Carvalho da Luz, Anitta Bethânia Silva da Rocha, Soraya Nóbrega e Leonardo Quintans, presidente da APMP.

Deixe um comentário