A Associação Paraibana do Ministério Público promove campanha de doação para mulheres vítimas de violência
A Comissão de Mulheres APMP está arrecadando itens de higiene íntima para mulheres em situação de violência e vulnerabilidade social. A campanha intitulada “Autoestima para recomeçar” pretende doar produtos de beleza e higiene pessoal para mulheres que estão em abrigos temporários.
Segundo o Núcleo de Análise Criminal e Estatística do Governo da Paraíba, de janeiro a setembro, 23 mulheres já foram vítimas de feminicídios no estado. Quando a mulher consegue escapar do ciclo da violência, elas viram pessoas invisibilizadas. De acordo com a promotora Dulcerita Alves, ouvidora das mulheres do MPPB e membra da Comissão de Mulheres da APMP “Precisamos mostrar também que existe um caminho, existe uma forma de olhar para as mulheres vítimas de violência de forma humanizada e acolhedora. Pra isso a campanha é importante, pois iremos doar itens de beleza e higiene pessoal e levar autoestima para que elas passem por todo o processo de sair do ciclo e recomeçarem de forma mais leve. É um resgate da beleza feminina em todas as fases e um recomeço com mais brilho no olhar dessas mulheres que já estão tão vulneráveis”.
Sobre as formas de doação a 1ª vice-presidente da associação, Anita Rocha, explica: “Aproveitamos o mês de outubro, chamado outubro rosa, para lançarmos essa campanha que tem o objetivo de resgatar a autoestima de mulheres que sofreram violência, para que elas possam sentir-se cuidadas e amadas. Por isso contamos com a ajuda de todos, seja por meio da doação de produtos ou doação em dinheiro.”
Os itens que estão sendo arrecadados são: absorvente, shampoo, desodorante, sabonetes, maquiagem, hidratantes, perfumes. A importância da iniciativa é reforçada pela 2ª vice-prediente da APMP, Ana Maria França: “A APMP encontrou uma forma singela de abraçar essas mulheres invisíveis. A nossa expectativa é a de que elas se olhem e percebam que elas não são os momentos ruins que fizeram; elas são lindas, por mais que tenham dito o contrário”
Caso seja desejado, também é possível realizar doações em pix, para o CNJPJ da instituição: 09.193.343/0001-94
Pontos de coleta:
João Pessoa
• APMP sede administrativa, Praça Venâncio Neiva, 38, Centro
• APMP sede social (Granja dos Promotores), bairro José Américo
• Loja Fios & cores, Av. Edson Ramalho, 910, Manaíra
• Loja Reuse Bazzar, Av. Guarabira, 1200, Manaíra
• Espaço Glau Campos, Av. Esperança, 1115, Manaíra
Campina Grande
Loja Specialli – Bairro Açude Velho
Interior
Promotorias de Justiça de cada comarca