APMP prestigia posse do novo presidente do CNPG, em Brasília
A Associação Paraibana do Ministério Público (APMP) participou da posse do procurador-geral de Justiça de Minas Gerais, Jarbas Soares Júnior, no cargo de presidente do Conselho Nacional de Procuradores-Gerais (CNPG). A solenidade foi realizada no Auditório Juscelino Kubitschek, na sede da Procuradoria-Geral da República, em Brasília, e contou com mais de 500 pessoas.
Jarbas Soares preside o CNPG até dezembro, quando encerra seu quarto mandato à frente do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG). “O Ministério Público está passando por uma fase de transição pós-Operação Lava Jato. Nossa ideia é organizar com os procuradores-gerais um modelo de Ministério Público mais voltado para resultados do que para processos. Então é uma construção coletiva. O Brasil inteiro está participando e nós acreditamos que teremos muito sucesso nisso”, destacou em seu discurso.
A APMP foi representada pelo presidente, o promotor de Justiça Leonardo Quintans, que destacou a importância da atuação do Conselho para a atuação do MP no país. “O Ministério Público de Minas Gerais já se beneficia do talento de Dr. Jarbas desde o início da década de 90. Ele possui um ávido espírito público e carisma de líder. Agora todo o MP brasileiro poderá testemunhar sua dedicação na nova função. Estaremos todos ao lado dele nessa condução, no esforço contínuo e incansável em busca do engrandecimento das nossas instituições”, destacou o presidente da APMP.
Prestígio– A mesa de honra foi composta pelo procurador-geral da República e presidente do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), Paulo Gonet; pelo presidente do Senado e do Congresso Nacional, senador Rodrigo Pacheco; o presidente do Supremo Tribunal Federal e do Conselho Nacional de Justiça, ministro Luís Roberto Barroso; o vice-presidente do STF, ministro Edson Fachin; pelo presidente eleito do Superior Tribunal de Justiça, Hermam Benjamin; pelo governador de Minas Gerais, Romeu Zema, o presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, deputado Tadeu Martins Leite; pelo presidente do Tribunal de Justiça de Goiás e do Conselho de Presidentes dos Tribunais de Justiça do Brasil, Carlos Alberto França; pelo membro honorário e vitalício da Comissão de Estudos Constitucionais da Ordem dos Advogados do Brasil/Seção Distrito Federal, Marcos Vinícius Furtado Coelho, e o presidente da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (Conamp), Tarcísio Bonfim.