APMP participa dos encontros regionais do MPPB e contribui com planejamento estratégico da instituição
A Associação Paraibana do Ministério Público (APMP) está participando do ciclo de projetos do Planejamento Estratégico 2022-2029 do Ministério Público da Paraíba (MPPB). Os eventos acontecem nas cinco microrregiões do Estado. A agenda iniciou nesta segunda-feira (01) no município de Sousa, 5ª microrregião e, nesta terça (02) aconteceu na cidade de Patos. Até sexta-feira (05) as reuniões irão percorrer ainda os municípios de Guarabira, Campina Grande e João Pessoa.
A iniciativa proporciona o debate de questões como atuação, movimentação na carreira, critérios de promoção para o merecimento e serviços novos no âmbito da administração do MP. No centro das atividades, os coordenadores dos centros de Apoio Operacional das várias áreas apresentam os projetos estratégicos aos promotores de Justiça das microrregiões, mostrando como eles devem ser executados para alcançar os objetivos e as metas propostas. Os promotores, por sua vez, tem a chance de aderir aos projetos, executando-os nos municípios em que atuam, fomentando junto aos gestores locais mudanças da realidade social em áreas carentes de políticas públicas.
Entre os projetos apresentados, pode-se destacar: “Compreendendo o SGD” (na área da criança e adolescente), “Proteja esse Colo” (saúde), “Educar para Incluir (cidadania) e “Caça-fantasma II” (criminal). Além desses, será lançado em todas as regiões o projeto estratégico “Vozes dos Silenciados”, gestado pelo Núcleo de Apoio às Vítimas de Crimes (Navic) do MPPB.
“São momentos de troca profissional, partilha e também deliberação no que diz respeito às demandas da classe. A Associação também acompanha toda essa discussão, esse debate democrático com a carreira, estimula e acompanha os colegas em todo o Estado a participar. Além disso, a APMP aproveita a oportunidade para ouvir e atualizar a classe, bem como para levar seus serviços a todo o estado”, explicou o promotor de Justiça Leonardo Quintans, presidente da APMP.
Todos os eventos estão sendo abertos pelo procurador-geral de Justiça, Antônio Hortêncio Rocha Neto. “Trata-se do terceiro ciclo do Planejamento Estratégico do Ministério Público. Planejamento esse que disponibiliza aos promotores de justiça dos mais variados recantos do Estado, projetos estratégicos elaborados com a finalidade de mudar realidades sociais”, destacou o PGJ.
A programação completa do ciclo pode ser acessada no site do MPPB: https://www.mppb.mp.br/index.php/pt/comunicacao/noticias/46-procuradoria-geral/54-seplag/25713-comeca-hoje-3-ciclo-dos-projetos-estrategicos-do-mppb.