Votação de membros do Ministério Público define a lista tríplice a ser encaminhada ao governador

Os promotores de Justiça Bertrand de Araújo Asfora, Aacute;drio Nobre Leite e Carlos Romero Lauria Paulo Neto foram os mais votados pelos membros da instituição e estão compondo a lista tríplice de nomeação de procurador-geral de Justiça do Ministério Público da Paraíba (MPPB) para o biênio 2015/2017. O processo eleitoral transcorreu durante todo o dia desta quarta-feira (29) na sede do MPPB, em João Pessoa, e a lista a ser encaminhada ao governador Ricardo Coutinho (PSB) está encabeçada pelo atual procurador-geral de Justiça, Bertrand Asfora, que obteve 133 votos dentre os 215 membros (procuradores e promotores de Justiça) que compareceram à votação.

A lista tríplice ainda traz o segundo colocado, Aacute;drio Nobre Leite, que registrou 113 votos; e o atual secretário-geral da instituição, Carlos Romero, que obteve a terceira colocação na votação, com 109 votos. Os outros três candidatos que estavam na disputa, João Geraldo Carneiro Barbosa, Amadeus Lopes Ferreira e Antônio Hortêncio Rocha Neto, obtiveram, respectivamente, 46, 37 e 83 votos.

Na eleição deste ano, para o biênio 2015/2017, estavam aptos a votar um total de 220 membros da instituição e 215 compareceram ao pleito (foram apenas cinco abstenções). Houve o registro de dois votos nulos e nenhum em branco. O voto para a composição da lista tríplice é secreto e plurinominal (cada um dos membros-eleitores tem direito a apontar até três nomes).

A eleição sempre ocorre trinta dias antes do término do mandato de procurador-geral de Justiça que estiver em curso. Após a definição da lista tríplice, a instituição tem um prazo de três dias para encaminhá-la ao governador do estado, que terá um prazo de 15 dias para nomear o procurador-geral de Justiça dentre os integrantes da carreira do Ministério Público constantes da lista tríplice. Se o governador não efetivar a nomeação nos quinze dias que se seguirem ao recebimento da lista, será investido automaticamente no cargo o membro do Ministério Público mais votado da lista.

Bertrand de Araújo Asfora é natural de Campina Grande, tem 46 anos, é casado com Antuérpia Carneiro Medeiros Asfora e pai de três filhos: Rembrand (27 anos), Bertrand Filho (20 anos) e Bressand (18 anos). Formado em Direito pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e ex-professor na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e na Fundação Escola Superior do Ministério Público da Paraíba (Fesmip-PB), Bertrand iniciou sua carreira profissional como advogado. Eacute; promotor de Justiça do Ministério Público da Paraíba (MPPB) desde o ano de 1995. Eacute; o atual procurador-geral de Justiça do MPPB e busca a recondução.

Aacute;drio Nobre Leite tem 43 anos, é casado há 21 anos e pai de três filhos. Passou a infância e grande parte da adolescência na cidade de Cajazeiras. Formado em Direito pela UFPB em João Pessoa, exerceu a advocacia. Foi servidor público, por concurso, no Ministério Público da União (MPU); em seguida, foi aprovado em concurso para promotor de Justiça do MPPB. Eacute; promotor de Justiça desde junho de 1994. Ex-secretário da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), há doze anos é titular do cargo de 1º promotor de Justiça de Defesa do Patrimônio Público na capital.

Carlos Romero Lauria Paulo Neto nasceu em João Pessoa, é casado com Raquel Stropp Paulo Neto e pai de Rafael (7 anos) e Rebecca (5 anos). Atual secretário-geral do MPPB, é promotor de Justiça desde o ano de 2000; e professor universitário desde 2003. Bacharel em Direito pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), tem pós graduação em Direito Processual Civil pela PUC-SP e mestre em Ciências Jurídico-Políticas pela Universidade de Lisboa. Autor do livro #39;A Decisão Constitucional Vinculante ndash; Volume 15, Coleção Gilmar Mendes#39;.

Fonte: MPPB