Seplag conclui trabalhos de desenvolvimento do projeto “Promotoria de Justiça Modelo”

A Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), do Ministério Público da Paraíba (MPPB), informa que já concluiu os trabalhos de desenvolvimento do projeto #39;Promotoria de Justiça Modelo#39;, que tem como principal proposta a padronização dos processos e procedimentos administrativos, além da uniformização na maneira de atuar dos servidores dos cartórios das Promotorias de Justiça da instituição.

“A Promotoria de Justiça de Pombal serviu de ambiente inicial de estudo, após serem utilizados alguns critérios objetivos de escolha, a exemplo do funcionamento em sede própria e da lotação de servidores efetivos”, lembra o secretário da Seplag, promotor de Justiça Aacute;drio Nobre Leite, destacando que o projeto teve duração de cerca de seis meses e cumpriu todas as etapas do seu cronograma.

O projeto contemplou as seguintes fases: entrevista com promotores, mapeamento dos processos de uma Promotoria de Justiça, priorização dos processos a serem analisados (processos mais frequentes e de maior importância no âmbito do Cartório das Promotorias de Justiça onde funciona o sistema tecnológico MPVirtual), identificação dos gargalos e das operações desnecessárias, fluxogramas (desenho dos processos), cronoanálise das operações (para se medir o tempo de realização de cada operação), elaboração de Instruções Operacionais Padrão (IOPs) e sugestão de propostas de melhorias.

Em princípio, o material foi consolidado e transcrito em 53 Fichas de Instrução Operacional Padrão (IOP), totalizando 569 operações. Após estudos e análises, as atividades foram reorganizadas em 47 IOPs e 358 operações.

O secretário de Planejamento e Gestão informa que todo o material do projeto foi consolidado e será apresentado a todos os membros do Ministério Público. “Um primeiro ciclo de trabalho se fecha para que os seguintes obrigatoriamente venham. A implantação de todo o esforço agora consolidado é algo inafastável. O material apresentado é o fruto concebido com cuidado e zelo para o fortalecimento das atividades de uma Promotoria de Justiça. Semente que impulsionará para melhor o Ministério Público da Paraíba”, avaliar o promotor Aacute;drio Leite.

Fonte: MPPB