Ricardo Machado é reconduzido ao cargo de PGJ no Ministério Público do Ceará

O promotor de Justiça Ricardo Machado foi reconduzido ao cargo de procurador-geral de Justiça do Ceará em cerimônia realizada na noite dessa segunda-feira (6), na sede da Procuradoria Geral de Justiça. A solenidade reuniu centenas de pessoas no auditório da PGJ, incluindo a vice-procuradora geral de Justiça, Eliani Alves Nobre; promotores e procuradores de Justiça; e representantes de diversas instituições, entre elas a Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (Conamp), o Conselho Nacional do MP (CNMP), a Associação Cearense do MP (ACMP), o MP da União (MPU) e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/CE).

A abertura oficial foi feita pela procuradora de Justiça Idelária Pinheiro Linhares, que é a decana do Colégio de Procuradores do MP-CE. Além dela, compuseram a mesa o procurador-geral do Estado, Fernando Oliveira, representando o governador Cid Gomes; o presidente da Assembleia Legislativa (AL-CE), José Albuquerque; o presidente do Tribunal de Justiça (TJ-CE), Gerardo Brígido; o senador José Pimentel; o deputado federal Mauro Benevides; o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio; a 1ordf; vice-presidente da Conamp, Norma Angélica; o procurador-chefe do MPF/CE, Alessander Sales; a presidente do Tribunal Regional do Trabalho (TRT/7ordf; Região), Maria Roseli Mendes Alencar; o conselheiro do CNMP Leonardo Carvalho; a defensora pública-geral do Estado, Andréa Coelho; o presidente da Câmara Municipal, Walter Cavalcante; o presidente da ACMP, Plácido Barroso Rios; o presidente da OAB/CE, Valdetário Monteiro; e o procurador-chefe do MPT, Antonio Lima.

Ricardo Machado foi escolhido pelo governador Cid Gomes no dia 19 de dezembro, após ter ficado em primeiro lugar na lista tríplice da consulta interna realizada pela Instituição, ocasião em que obteve 205 votos. Por ter sido reeleito, ele vai comandar o Ministério Público do Estado do Ceará durante o biênio 2014/2015.

“O povo brasileiro confia no Ministério Público, por isso não podemos decepcioná-lo. (hellip;) Atentemos, pois, aos anseios de nossa sociedade, concentrando os esforços no combate à corrupção. Que atendamos aos gritos das ruas e que tenhamos a sensibilidade de entender o recado que nos foi passado”, disse Plácido Barroso Rios, ao falar dos desafios da Instituição, mencionando o apoio dado ao MP pela população brasileira no combate à PEC 37, nas manifestações de junho de 2013.

No discurso de posse, Ricardo Machado mencionou as diversas realizações e conquistas institucionais durante a primeira gestão, no biênio 2012/2013, incluindo a criação do Comitê Estadual de Enfrentamento às Drogas, que já visitou 23 municípios; o desempenho do Decon/CE, que alcançou um índice de resolutividade de 97%; o Fórum Social do MP; a criação da Escola Estadual de Mediação Comunitária; o duodécimo; a criação de 217 novos cargos de servidores; o início da construção do novo prédio da PGJ, no Cambeba; e a intensa campanha de combate à PEC 37.

Ele também ressaltou o papel dado pela Constituição Federal de 1988 ao Ministério Público. “A recuperação do vigor político do Estado, o fortalecimento das instituições, a efetividade da normatividade jurídica, a construção de mecanismos de participação popular e exercício pleno da cidadania são os elementos que vislumbramos como único horizonte tangível na construção de uma sociedade com mais democracia, justiça social e paz”, finalizou.

Saiba mais

Ricardo Machado ingressou no Ministério Público do Estado do Ceará no dia 1º dia de fevereiro de 1996, ocupando o cargo de promotor de Justiça de 1ordf; entrância da comarca de Solonópole; em seguida, o de 2ordf; entrância na comarca de Várzea Alegre e, depois, o de 3ordf; entrância na comarca de Quixadá. Em 1998, passou ao cargo de 2º promotor de Justiça auxiliar da comarca de Fortaleza, desempenhando suas funções junto às Promotorias da Fazenda Pública. Ocupou ainda o cargo de secretário-geral da Procuradoria Geral de Justiça no biênio 2006-2007. Em janeiro de 2012, tomou posse pela primeira vez no cargo de procurador-geral de Justiça do Ceará.

Fonte: Ascom MPCE