Promotor Carlos Fábio Braga Monteiro toma posse como PGJ no MP-AM

O Promotor de Justiça Carlos Fábio Braga Monteiro assumiu nessa terça-feira (14), o cargo de Procurador-Geral de Justiça do Estado do Amazonas, em cerimônia de posse ocorrida no Auditório Carlos Bandeira de Araújo, na sede do Ministério Público do Estado do Amazonas em Manaus. Fábio Monteiro substitui o Procurador de Justiça Francisco das Chagas Santiago da Cruz, que dirigiu o parquet amazonense nos últimos quatro anos.

Após a execução do Hino Nacional Brasileiro, interpretado pelo tenor Henrique Bravo, acompanhado por Giovanni Conti ao violino, o então Procurador-Geral Francisco Cruz abriu a sessão solene de posse do novo Procurador-Geral de Justiça do Estado do Amazonas e do Colégio de Procuradores do MP-AM. Em seu discurso de despedida, Francisco Cruz disse que o momento era inapropriado para se deter sobre os feitos de sua gestão, concentrando-se em agradecer a todos os que contribuíram para o êxito de sua tarefa. Cruz externou votos de sabedoria e prudência a Fábio Monteiro, além de saúde e harmonia em seu lar, ao longo dos próximos dois anos.

Em seguida, procedeu-se leitura da declaração de bens do promotor Fábio Monteiro, que foi agraciado com a Medalha do Mérito do MP. A secretária-geral, promotora Leda Mara leu o termo de posse de Fábio Monteiro que, depois de assiná-lo, deu posse ao SubProcurador-Geral para Assuntos Jurídicos, Procurador de Justiça Pedro Bezerra Filho, e ao Subprocurador-Geral para Assuntos Administrativos, promotor Jeferson Neves de Carvalho. O presidente da Associação Amazonense do Ministério Público, Promotor Reinaldo Nery, saudou o novo PGJ, destacando a relação de amizade e de trabalho desenvolvida ao longo de vinte anos de convivência. Em nome do Colégio de Procuradores do MP-AM, o Procurador de Justiça Mauro Veras deu as boas vindas ao novo chefe do parquet amazonense, e desejou êxito na nova jornada. Mauro Veras apontou a necessidade de um planejamento que norteasse os caminhos do órgão para além da nova gestão.

Tomando a palavra, o novo Procurador-Geral de Justiça do Estado do Amazonas, Carlos Fábio Braga Monteiro, agradeceu o apoio de todos os que contribuíram para a concretização do sonho de chefiar o MP amazonense, reiterando os compromissos já assumidos com a instituição ministerial. Em seu discurso de posse, o novo PGJ se emocionou ao falar sobre a “árdua e fácilquot; tarefa de dar prosseguimento ao trabalho deixado por Francisco Cruz, destacando o compromisso de investir na estruturação e garantir melhores condições de atuação aos membros do MP que atuam nos municípios do Amazonas. “As Promotorias do interior precisam de maior atenção da chefia e elas terão!”, afirmou. Fábio Monteiro lembrou das lições e preces recebidas de seus familiares quanto à conduta e valores necessários ao exercício da nova função, agradecendo a eles e, especialmente, a Deus, pela providência e oportunidade concedidas. “Somos todos devedores das dádivas de Deus em nossas vidas”, observou. O PGJ agradeceu ao governador do Estado, José Melo, pela indicação, destacando que os demais integrantes da lista tríplice dispunham de todo o mérito e capacidade para o exercício do cargo. Fábio Monteiro disse ainda que usaria do mesmo caráter democrático no trato com membros e servidores, garantindo-lhes vez e voz no debate de assuntos de seus interesses.

Além do combate sem tréguas às ações criminosas e de ações preventivas no âmbito da segurança, saúde, educação e defesa da mulher, Monteiro reiterou que investirá na estruturação das sedes do MP no interior do estado, por meio da nomeação de agentes técnicos já aprovados em concurso, realização de novo concurso público para promotor substituto e criação de 20 novas promotorias na Capital. O Governador José Melo parabenizou o novo PGJ em seu discurso e desejou sorte na nova jornada que se inicia. A primeira entrevista coletiva oficial do Procurador-Geral de Justiça Fábio Monteiro está confirmada para a próxima quinta-feira, 16 de outubro, às 14 horas, na sede da Procuradoria-Geral de Justiça.