MPs fazem operação e denunciam sonegação de mais de R$ 1,5 bilhão

Operação nacional de combate à sonegação fiscal, desencadeada nesta quarta-feira (9 de novembro) por Ministérios Públicos Estaduais em 17 estados brasileiros e no Distrito Federal, identificou possível sonegação fiscal de R$ 1,532 bilhão em impostos estaduais e municipais.
 
Ao todo, foram formuladas 473 denúncias, envolvendo 480 empresas e 765 pessoas. A operação é coordenada pelo Grupo Nacional de Combate às Organizações Criminosas (Gncoc). Este é o terceiro ano consecutivo em que o grupo deflagra o tipo de operação.
 
Os 17 estados são Espírito Santo, Pernambuco, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Amazonas, Amapá, Paraíba, Ceará, Sergipe, Pará, Minas Gerais, Bahia, Rio de Janeiro e Paraná, além do Distrito Federal.
 
“A maioria dos crimes envolve sonegação de ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), mas também alguns delitos por sonegação de ISS (imposto Sobre Serviços)”, afirmou o procurador geral de Justiça da Paraíba e presidente do Gncoc, Oswaldo Trigueiro do Valle Filho, em entrevista no Rio de Janeiro.
 
Operação reuniu 136 promotores
O presidente do Gncoc elogiou os resultados da operação, que contou com 136 promotores e procuradores, além de 1.811 auditores das receitas federal e estaduais.