MPPB finaliza implantação do MP Virtual em mais três Promotorias de Justiça

A Diretoria de Tecnologia da Informação (Ditec), do Ministério Público da Paraíba (MPPB), realizou a implantação do programa MP Virtual em mais três Promotorias de Justiça: Gurinhém, ocorrido no dia 19 de maio; Barra de Santa Rosa, a 3 de junho; e Cruz do Espírito Santo, no dia 5 de junho. Atualmente, estão passando pelo processo de implantação outras três Promotorias de Justiça: Lucena, Caiçara e Pirpirituba.

A implantação do MP Virtual no MPPB entrou em sua segunda etapa em maio deste ano com a implantação do sistema em mais Promotorias de Justiça, que passam a utilizar o sistema de processos eletrônicos para o cadastramento dos processos judiciais, extrajudiciais e administrativos.

O programa do MP Virtual teve início em dezembro de 2012, com sua implantação na Corregedoria Geral da instituição. Em 2013, houve implantação de processos extrajudiciais em quatro promotorias. Já em 2014, foi realizado um piloto, em sua nova versão, nas promotorias de Cuité, Catolé do Rocha, Bonito de Santa Fé e Pombal com o intuito de cadastrar e movimentar processos judiciais. No mês de abril, esse piloto foi encerrado com êxito nessas promotorias. Com o MP Virtual, os Relatórios de Atividades Funcionais (RAF) passam a ser executados de forma informatizada e automática.

O objetivo da nova versão do MP Virtual, colocada em prática este ano, foi o de automatizar o RAF, possibilitando que os membros do Ministério Público não precisem mais preencher o relatório mensalmente. O sistema desenvolvido pela equipe da Ditec do MPPB já está consolidado. Ele permite importar dados processuais do Tribunal de Justiça, como a classe, o assunto, as partes, a Vara de origem, a partir do número do processo, facilitando o cadastramento. Além disso, o sistema permite o controle e backup das peças processuais.

Fonte: MPPB