Ministério Público estuda elevação da Promotoria de Sumé

A Promotoria de Justiça de Sumé poderá ser elevada de primeira para segunda entrância. O assunto foi tratado na tarde dessa quarta-feira (23) na sede do Ministério Público da Paraíba (MPPB), em João Pessoa, durante visita institucional do vice-prefeito do município de Sumé, Eden Duarte (PMDB), ao procurador-geral de Justiça, Bertrand de Araújo Asfora.

A visita foi acompanhada pelo deputado estadual Branco Mendes (PEN), adiantando que iria apresentar no plenário da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) um requerimento fazendo a sugestão para a elevação da Promotoria de Sumé, com a justificativa de que Sumé polariza uma região importante do estado e que a demanda por parte da população tem aumentado na comarca.

O vice-prefeito também anunciou que a Câmara Municipal da cidade irá apresentar uma solicitação semelhante, a ser encaminhada ao Ministério Público. “Assim que receber essas demandas, farei um pedido à Corregedoria Geral da instituição para que faça um levantamento dos números para que possamos analisar a possibilidade de elevação da Promotoria”, explicou o procurador-geral Bertrand Asfora.

O município de Sumé, localizado na Região do Cariri paraibano, a 282 quilômetros de distância da capital, João Pessoa, tem uma população fixa de cerca de 17 mil habitantes, mas que, com as atividades da faculdade, a população flutuante da cidade chega a 19 mil pessoas. As atividades da Promotoria de Justiça de Sumé abrangem mais dois municípios: Congo e Amparo.