Ministério Publico de Pernambuco homenageia Paulo Cavalcanti e Agassiz Almeida

No último dia 23 de agosto, o Ministério Público de Pernambuco, por decisão do seu Procurador Geral de Justiça, Aguinaldo Fenelon de Barros, reinaugurou, com o apoio de várias entidades que lutam em defesa dos direitos humanos, o hall do Edf. Promotor de Justiça Paulo Cavalcanti, situado na av. Visconde Suassuna 99 , Boa Vista, Recife.

Neste evento, dois integrantes do Ministério Público, Paulo Cavalcanti e Agassiz Almeida receberam o reconhecimento desta instituição como vultos históricos na resistência à Ditadura Militar de 64, ressaltando-se, também, que neste mesmo local, onde hoje funciona este centro dos direitos humanos, há quase 50 anos era sede da 2? Cia de Guardas do Exercito, sinistro cárcere da repressão militar e que por ele passaram como encarcerados nomes da contemporânea história do nosso país, Miguel Arraes, Francisco Julião, Gregório Bezerra, Paulo Cavalcanti, Agassiz Almeida, Clodomir Morais e Abelardo da Hora.
Representando no evento, in memoriam o Promotor de Justiça Paulo Cavalcanti esteve presente a sua filha Procuradora de Justiça, Magnólia Cavalcanti, a qual ressaltou em seu discurso a firmeza e energia de Paulo Cavalcanti e Agassiz Almeida, ambos promotores de justiça e deputados, ambos condenados a longos meses de prisão, ambos dignificados perante a História, do país enquanto os seus verdugos amargam o pó do esquecimento e a condenação das gerações.

Incorporaram-se a este evento histórico, o Ministério Público da Paraíba, representado por seu Procurador Geral de Justiça, Oswaldo Trigueiro do Vale Filho e a Associação do Ministério Público da Paraíba, por seu Presidente Amadeus Lopes Ferreira. Ambas as instituições se fizeram representar naquele evento pelo Promotor de Justiça, ex-deputado constituinte e escritor Agassiz Almeida, cuja atuação na Assembléia Nacional Constituinte conseguiu aprovar à vigente Constituição Federal 67 emendas de sua autoria , dentre elas as que asseguram ao Ministério Público amplas prerrogativas constitucionais, e mais especificadamente a que concede ao