Ministério Público da Paraíba concede honraria ao ministro da Justiça durante sessão solene

 width=Em uma sessão solene do Colégio de Procuradores de Justiça (CPJ) do Ministério Público da Paraíba (MPPB), o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, foi homenageado neste dia 8 de maio com a outorga da ‘Medalha de Mérito José Américo de Almeida’, maior honraria concedida pelo Ministério Público da Paraíba e que leva o nome do ex-ministro paraibano, patrono do MPPB.

Presidida pelo procurador-geral Oswaldo Trigueiro do Valle Filho e com a presença de todos os procuradores de Justiça que compõem o Colegiado, a mesa da solenidade ainda contou com a participação do prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo (PT); do procurador-geral do Estado, Gilberto Carneiro, representando o governador Ricardo Coutinho (PSB); do desembargador Frederico da Nóbrega Coutinho, representando o Tribunal de Justiça da Paraíba; e do presidente da Associação Paraibana do Ministério Público (APMP), promotor de Justiça Francisco Seráphico da Nóbrega; além do próprio homenageado.

A sessão solene, realizada no Auditório Procurador de Justiça Edgardo Ferreira Soares, instalado no edifício-sede da Procuradoria Geral de Justiça, em João Pessoa, foi prestigiada por dezenas de membros e servidores da instituição.

A concessão da medalha no grau ‘Alta Distinção’ ao ministro, aprovada pelo Colégio de Procuradores de Justiça (CPJ) do MPPB em sessão realizada no dia 27 de novembro do ano passado, foi proposta pelo procurador-geral de Justiça, Oswaldo Trigueiro do Valle Filho.

Em sua justificativa, o procurador-geral destacou que o ministro José Eduardo Cardozo tem dado suporte ao Ministério Público da Paraíba. Como exemplo disso, o apoio ao Grupo Nacional de Combate às Organizações Criminosas (Gncoc), quando foi presidido por Oswaldo Trigueiro; a realização do curso de combate à lavagem de dinheiro, realizado no MPPB em 2011 e sem custos para a instituição; e o laboratório contra lavagem de dinheiro.

A medalha é concedida, mediante resolução do Colégio de Procuradores, a pessoas que tenham prestados relevantes serviços ao Ministério Público. São três graus de condecoração: Alta Distinção, Distinção e Bons Serviços.

FONTE: MPPB