Lista tríplice para nomeação do procurador-geral de Justiça é entregue ao governador

O procurador-geral de Justiça em exercício, Nelson Antônio Cavalcante Lemos, entregou ao governador Ricardo Coutinho (PSB), na tarde desta segunda-feira (3) ndash; por volta das 16h ndash;, a lista tríplice de nomeação de procurador-geral de Justiça do Ministério Público da Paraíba (MPPB) para o biênio 2015/2017. O ato ocorreu nas dependências da Granja Santana, residência oficial do governador do estado, no Bairro de Miramar, em João Pessoa. O secretário-geral em exercício da instituição, promotor de Justiça João Arlindo Corrêa Neto, acompanhou a entrega do ofício.

A lista é encabeçada pelo atual procurador-geral de Justiça, Bertrand de Araújo Asfora, e o governador deverá nomear o novo procurador dentro dos próximos 15 dias. Na última quarta-feira (29, os promotores de Justiça Bertrand de Araújo Asfora, Aacute;drio Nobre Leite e Carlos Romero Lauria Paulo Neto, respectivamente, foram os três mais votados pelos membros da instituição e passaram a compor a lista tríplice de nomeação entregue ao governador.

Bertrand Asfora obteve 133 votos (63%) dentre os 215 membros (procuradores e promotores de Justiça) que compareceram à votação da última quarta-feira. A lista tríplice ainda traz o segundo colocado, Aacute;drio Nobre Leite, que registrou 113 votos (54%); e o atual secretário-geral da instituição, Carlos Romero, que obteve a terceira colocação na votação, com 109 votos (52%).

Após a definição da lista tríplice, a instituição teve um prazo de três dias para encaminhá-la ao governador do estado, que agora tem um prazo de 15 dias para nomear o procurador-geral de Justiça dentre os integrantes da carreira do Ministério Público constantes da lista tríplice. Se o governador não efetivar a nomeação nos quinze dias que se seguirem ao recebimento da lista, será investido automaticamente no cargo o membro do Ministério Público mais votado da lista.