IX Prêmio Innovare é entregue em Brasília

 width=Os vencedores do IX Prêmio Innovare foram anunciados, neste dia 7 de novembro, durante solenidade no Supremo Tribunal Federal (STF). Desenvolvimento e cidadania e Justiça e Sustentabilidade foram os temas da premiação deste ano. O presidente da Associação do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (AMPDFT), Antonio Marcos Dezan, representou a Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (CONAMP) na cerimônia. Também estiveram presentes o presidente da Associação Paraibana do Ministério Público (APMP), Amadeus Lopes, o Procurador-Geral da República, Roberto Gurgel, os Ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), Ayres Britto e Gilmar Mendes, entre outros.

O prêmio tem como objetivo principal incentivar e reconhecer boas iniciativas dos membros do Ministério Público, magistrados, advogados e defensores públicos.

O Prêmio Innovare tem como parceiros institucionais entidades da Justiça Brasileira. A CONAMP é parceira do prêmio assim como a Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), a Secretaria da Reforma do Judiciário do Ministério da Justiça, a Associação Nacional dos Defensores Públicos (ANADEP), a Associação dos Juízes Federais do Brasil (AJUFE), o Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil e a Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR). O prêmio conta ainda com o apoio das Organizações Globo.

Prática do MP da Paraíba é homenageada

Entre as práticas homenageadas este ano, está a Fundo de Cela, promovida pelo promotor de Justiça em Jacaraú (PB), Marinho Mendes Machado. A prática consiste em levar arte e cultura ao presídio, inclusive com apresentação em outras comarcas do Estado, com declamação de poesias e apresentação de artistas. Antes das apresentações são analisados cinco processos na presença de todos os presos, mostrando ao vivo a situação de cada feito e no caso de benefícios o pedido é efetuado na hora pelo membro do MP. Para tanto foi montado um gabinete dentro do próprio presídio. No final, todos tem que elaborar uma redação sobre o tema artístico e cultural apresentado naquele dia, cujas temáticas são: meio ambiente, respeito à dignidade humana, diversidade, valores morais e outros. Há premiação para os melhores trabalhos.

Na foto: Antonio Marcos Dezan (esq.), Marinho Mendes Machado e Amadeus Lopes (dir.)