Encontro reúne membros do MP de todo o país

 width=Cerca de 700 membros de todos os Ministérios Públicos do país participaram, na última quinta-feira (16 de agosto), da abertura do 1º Congresso Internacional do Conselho Nacional de Procuradores-Gerais do Ministério Público dos Estados e da União (CNPG). O objetivo do encontro foi promover um intercâmbio de cooperação jurídica-internacional, para troca de informações, especialmente na área criminal, visando ao fortalecimento da instituição.

Participaram da abertura os conselheiros do CNMP Claudia Chagas, Jarbas Soares Júnior e Alessandro Tramujas, além do Conselheiro do CNJ Gilberto Valente Martins. Convidados internacionais como o procurador-geral do Tribunal Penal Internacional da ex-Iugoslávia, Serge Brammertz, o evento contou com a presença do ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, entre outras autoridades.

A abertura, conduzida pelo presidente do Conselho Nacional de Procuradores-Gerais do Ministério Público dos Estados e da União (CNPG) e procurador-geral de Justiça do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, Cláudio Lopes, foi marcada por seu discurso sobre a Proposta de Emenda Constitucional que retira o poder de investigação do Ministério Público (PEC 37).