Distrito Integrado de Segurança Pública será instalado em Campina Grande

O Centro de Campina Grande deve contar, nos próximos 60 dias, com um Distrito Integrado de Segurança Pública (Disp), o que vai possibilitar uma maior integração entre as polícias civil e militar no combate à criminalidade, na região. A medida está prevista no termo de ajustamento de conduta (TAC) firmado entre o Ministério Público da Paraíba e as Secretarias Estaduais de Administração e de Segurança e Defesa Social, no último dia 19 de setembro.

O TAC foi proposto pelo Núcleo de Controle Externo da Atividade Policial (Ncap) devido ao elevado índice de crimes violentos patrimoniais no município e aos bons resultados obtidos durante o período junino, quando foi instalado provisoriamente um distrito integrado próximo ao Parque do Povo.

Segundo o promotor de Justiça Marcus Leite, que coordena o Ncap em Campina Grande, a instalação de um Disp é imprescindível para a persecução penal, para a prevenção e o combate à criminalidade na região. “Assim como a Unidade da Polícia Solidária (UPS) instalada no bairro do Alto Branco, o Distrito Integrado de Segurança Pública segue a perspectiva do Ncap e da Secretaria da Segurança em instalar unidades policiais nos bairros da cidade, em pontos estratégicos, visando a uma melhor distribuição da atividade policial e, consequentemente, a reduzir os índices de criminalidade”, argumentou.

O TAC estabelece que o DISP vai funcionar no prédio da Agência Estadual de Vigilância Sanitária (Agevisa), localizado na Rua Sebastião Donato, próximo ao Parque do Povo. Para isso, o Estado se comprometeu a realocar a Agevisa para o prédio onde funciona atualmente o Setor de Medicina Legal e o Laboratório Forense do Instituto de Polícia Científica, no bairro do Prata, ou em outro prédio.

No prazo de 30 dias, a Secretaria de Segurança deve iniciar as obras no prédio onde vai funcionar o distrito. O trabalho deve ser concluído em 60 dias.

O TAC também foi assinado pelo Comando do 2deg; Batalhão da Polícia Militar, pelo comando de Policiamento Regional e pela Superintendência Regional da Polícia Civil de Campina Grande, que se comprometeram a providenciar o efetivo policial necessário para o funcionamento do distrito.

Fonte: MPPB