Conselheiros tomam posse para segundo mandato no CNMP

O advogado Leonardo Carvalho e o procurador regional da República Fábio George Cruz da Nóbrega tomaram posse nesta terça-feira, 29 de setembro, para o segundo mandato como conselheiros do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). A solenidade aconteceu na sede do Conselho, em Brasília, e foi conduzida pelo presidente, Rodrigo Janot. Estiveram presentes na cerimônia o secretário-geral do CNMP, Blal Yassine Dalloul, e o secretário-geral adjunto, Wilson Rocha de Almeida Neto; além de conselheiros, ex-conselheiros e representantes do Ministério Público, Judiciário, Executivo, Legislativo, conselhos e associações de classe.

Leonardo Carvalho, representante do Senado Federal, e Fábio George Cruz da Nóbrega, representante do Ministério Público Federal (MPF), foram nomeados por decreto presidencial no dia 10 de agosto. Ambos foram reconduzidos para o biênio 2015-2017.

Na ocasião, Janot ressaltou a satisfação em reconduzir “dois conselheiros que se destacaram pelo proveitoso trabalho de aperfeiçoamento do Ministério Público e contribuíram para a consolidação do CNMP como órgão de controle, integração e fortalecimento do MP brasileiro”. O presidente do Conselho destacou a importância do trabalho desempenhado por Leonardo de Carvalho à frente da Comissão de Acompanhamento Legislativo e Jurisprudência (Calj) e a destacada atuação de Fábio George Cruz da Nóbrega, em várias comissões e no Plenário, no combate à corrupção. Janot desejou a continuidade de um trabalho profícuo para os empossados: “Nos próximos dois anos vamos intensificar o papel preventivo e de indução de políticas públicas do CNMP”, afirmou.

O conselheiro Leonardo de Carvalho manifestou que o ato de posse “é um momento simbólico que renova suas responsabilidades a fim de dar prosseguimento à missão assumida no primeiro mandato”. Por sua vez, o conselheiro Fábio George Cruz da Nóbrega disse se sentir agradecido e confiante, afirmando que “nos próximos dois anos vai representar o MP brasileiro e a sociedade com o espírito de união, isenção e justiça do CNMP”.

Atualmente, Leonardo de Carvalho é presidente da Comissão de Acompanhamento Legislativo e Jurisprudência (Calj), e Fábio George Cruz da Nóbrega, da Comissão de Defesa dos Direitos Fundamentais (CDDF).