Conselheiro Fábio Nóbrega toma posse no CNMP

O conselheiro do Conselho Nacional do Ministério Público Fábio George Cruz da Nóbrega tomou posse na manhã dessa terça-feira (28), em solenidade realizada na sede do Conselho, em Brasília. O evento contou com a presença do presidente do CNMP, Rodrigo Janot, de conselheiros e ex-conselheiros, de integrantes do Ministério Público, entre outras autoridades.

Ao empossar o novo conselheiro, o presidente do CNMP pediu a Fábio que, sem jamais esquecer sua origem de egresso do MPF, não se apegue unicamente a ela para orientar suas posições no colegiado. “O colegiado deve se equilibrar pelo debate aberto entre diferentes ideias e as posições. A dimensão constitucional e a estatura do Conselho remetem a uma grande importância e responsabilidade”, destacou Janot.


Em seu discurso de posse, Fábio Nóbrega reforçou o comprometimento com um trabalho coletivo e dialogado no Conselho, aberto às demandas da sociedade. quot;Vindo para cá, elenquei pelo menos 10 grandes temas em que a sociedade não pode avançar sem um Ministério Público atuante. Um deles, certamente, é a crise do sistema prisionalquot;, lembrou.


Fábio Nóbrega foi indicado para a vaga do Ministério Público Federal no colegiado. Graduado em Direito pela Universidade Federal da Paraíba, atuou como promotor de Justiça da Paraíba entre 1994 e 1996. Desde então, está no Ministério Público Federal, onde exerce o cargo de procurador regional da República.

Entre as funções no MPF, coordenou o Fórum Estadual de Combate à Corrupção, na Paraíba e em Pernambuco, e a Unidade Descentralizada da Corregedoria do MPF na 5ordf; Região. Foi procurador-chefe da Procuradoria da República na Paraíba, de 2004 a 2005, e procurador Regional Eleitoral em Goiás, de 1998 a 2000. Ministrou diversas palestras no Brasil e no exterior sobre temas como combate à corrupção.