Condução do processo da Lava Jato será serena, equilibrada e eficaz, diz PGR

Durante a 5ordf; Sessão Ordinária do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), realizada nessa terça-feira (10), o presidente do CNMP e procurador-geral da República, Rodrigo Janot, reafirmou seu compromisso com a sociedade brasileira na condução serena, equilibrada e eficaz de seu trabalho. Ele reiterou a transparência e o diálogo como marcas de sua atuação, destacando: “Acredito piamente que com diálogo se constrói”.

Janot afirmou que, ao apresentar na semana passada pedidos de abertura de inquérito e de arquivamentos na investigação conhecida como Lava Jato, pediu o levantamento do sigilo do caso. Para ele, a divulgação das ações em um caso dessa dimensão é essencial, para que o quot;Ministério Público tenha sua coerência comprovada e testadaquot;, disse. Ele esclareceu que este será um processo longo e alertou que não se pode confundir investigação com condenação.

Rodrigo Janot também destacou, na declaração que abriu a sessão do CNMP e que era necessária para afastar “ruídos de comunicação nas decisões e atitudes”, que sua gestão sempre foi pautada pelo diálogo institucional com os poderes constituídos e com os membros do Ministério Público. Segundo ele, isso não quer dizer que o diálogo irá contaminar suas decisões. quot;Se as portas do meu gabinete estão – como sempre estiveram – abertas para o diálogo com quem quer que seja, ressalto que a porta da minha consciência somente se abre para a Constituição e para as leis que jurei respeitar e fazer cumprirquot;, destacou.

“Mais uma vez, reafirmo meu compromisso e meu dever com o Ministério Público, com a sociedade brasileira e com o meu país. E, nesse sentido, trabalharei até o final da minha tarefa”, concluiu.