CNMP recomenda inspeções nos Gaeco’s; no MPPB, fiscalização ocorre em abril

O Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) está orientando que as Corregedorias Gerais do Ministério Público nos estados deveriam realizar inspeções no Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco). “Esta providência já foi adotada pela Corregedoria Geral do Ministério Público da Paraíba (MPPB)”, destaca o corregedor-geral do MPPB, Luciano de Almeida Maracajá, que esta semana participou da #39;95ordf; Reunião Ordinária do Conselho Nacional dos Corregedores Gerais do Ministério Público, realizada em Belo Horizonte, Minas Gerais.

Luciano Maracajá lembra que, por meio da Portaria CGMP 02/2015, de 19 de fevereiro de 2015, foi acrescentada ao calendário das inspeções e correições 2015 uma inspeção ordinária no Gaeco do Ministério Público paraibano, a ser realizada no mês de abril.

Na reunião de Belo Horizonte, o corregedor nacional do CNMP, Alessandro Tramujas Assad, reafirmou a sua intenção de fortalecer a atuação das Corregedorias locais, agindo a Corregedoria Nacional de forma supletiva. Também foi apresentada pelo corregedor-geral do Ministério Público de Minas gerais (MPMG) a forma de acompanhamento do estágio probatório dos membros daquela unidade.