Cláudio Lopes é empossado como presidente do CNPG

Conselho Nacional de Procuradores-Gerais do Ministério Público dos Estados e da União empossa nova diretoria. Presidente da CONAMP participou da posse.
O procurador-geral de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, Cláudio Lopes, foi empossado, na última quinta-feira (13), como novo presidente do Conselho Nacional de Procuradores-Gerais do Ministério Público dos Estados e da União (CNPG). A solenidade foi realizada no hotel Copacabana Palace, no Rio de Janeiro. O presidente da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (CONAMP), César Mattar Jr., participou e discursou durante a cerimônia.
“Tenho a honra de assumir a presidência do colegiado que congrega os Procuradores-Gerais de todo o Brasil; e o faço com o firme propósito de unir esforços e compartilhar as vitórias que alcançarmos”, destacou o novo presidente do CNPG, ao garantir que pretende prosseguir com a formulação de políticas de caráter nacional, fomentando e articulando a unidade institucional.
Ao discursar na solenidade, César Mattar Jr., afirmou que, com Cláudio Lopes na presidência do CNPG, “tem certeza de que a entidade segue fortalecida”.
Já o procurador-geral de Justiça de São Paulo, Fernando Grella, que deixou a presidência do Conselho, fez um balanço da sua administração e desejou ao novo presidente uma gestão profícua.
Também compuseram a mesa de abertura o Vice-Governador do Estado do Rio de Janeiro, Luiz Fernando de Souza Pezão; Procurador-Geral da República, Roberto Gurgel; o Ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Adilson Vieira Macabu; o Presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (ALERJ), Paulo Melo; o 1º Vice-Presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, Desembargador Nametala Machado Jorge, representando o Presidente do TJRJ, Manoel Alberto Rebêlo dos Santos; o Corregedor Nacional do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), Jefferson Luiz Pereira Coelho; e a Corregedora-Geral do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, Maria Cristina Menezes de Azevedo.
Estiveram presentes à solenidade membros do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), procuradores-gerais de Justiça dos Estados e dos ramos do Ministério Público da União, procuradores e promotores de Justiça, magistrados, parlamentares e demais autoridades.

Confira abaixo a composição completa da nova diretoria do CNPG:
– Presidente: Cláudio Lopes (MP-RJ)
– Vice-Presidente para a Região Sudeste: Fernando Zandini Antônio (MP-ES)
– Vice-Presidente para a Região Centro-Oeste: Marcelo Ferra de Carvalho (MP-MT)
– Vice-Presidente para a Região Norte: Héverton Alves de Aguiar (MP-RO)
– Vice-Presidente para a Região Nordeste: Eduardo Tavares Mendes (MP-AL)
– Vice-Presidente para a Região Sul: Eduardo de Lima Veiga (MP-RS)
– Vice-Presidente do Ministério Público da União: Cláudia Márcia Ramalho Moreira Luz (MPM)
– Secretária Executiva: Subprocuradora-Geral de Justiça Maria Helena Nunes Lyra (MP-PE)

FONTE: Conamp