Bertrand Asfora é reconduzido ao cargo de procurador-geral de Justiça

Quatro dias após receber a lista tríplice, o governador Ricardo Coutinho (PSB) anunciou por volta das 12h30 desta sexta-feira (7), por meio do seu Twitter, a nomeação do atual procurador-geral de Justiça do Ministério Público da Paraíba (MPPB), Bertrand de Araújo Asfora, para mais dois anos à frente da instituição.

A lista tríplice de nomeação de procurador-geral de Justiça para o biênio 2015/2017 foi entregue ao governador pelo procurador-geral de Justiça em exercício, Nelson Antônio Cavalcante Lemos, na tarde da última segunda-feira (3) ndash; por volta das 16h ndash;. O ato havia ocorrido nas dependências da Granja Santana, residência oficial do governador do estado, no Bairro de Miramar, em João Pessoa.

Bertrand Asfora encabeçava a lista e o governador poderia nomear o novo procurador dentro de 15 dias. Na eleição realizada no último dia 29 no MPPB, os promotores de Justiça Bertrand de Araújo Asfora, Aacute;drio Nobre Leite e Carlos Romero Lauria Paulo Neto, respectivamente, foram os três mais votados pelos membros da instituição e passaram a compor a lista tríplice de nomeação entregue ao governador.

Bertrand Asfora obteve 133 votos (63%) dentre os 215 membros (procuradores e promotores de Justiça) que compareceram à votação. A lista ainda trazia o segundo colocado, Aacute;drio Nobre Leite, que registrou 113 votos (54%); e o atual secretário-geral da instituição, Carlos Romero, que obteve a terceira colocação na votação, com 109 votos (52%). A posse de Bertrand no novo mandato ocorrerá no próximo dia 29.