Bertrand Asfora é o candidato mais votado para o cargo de PGJ-PB

Bertrand Asfora é o candidato mais votado para o cargo de procurador-geral de Justiça do Ministério Público da Paraíba. O promotor de Justiça recebeu 142 votos. A eleição foi realizada no dia 29 de julho, das 8h às 16h no edifício-sede da Procuradoria Geral de Justiça em João Pessoa.

Adrio Nobre ficou em segundo lugar com 124 votos. João Geraldo obteve 90 votos.

Logo após o pleito, o presidente da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (CONAMP), César Mattar Jr., enviou ofício ao governador do estado, Ricardo Coutinho, requerendo a nomeação de Bertrand Asfora.

Pela Constituição Federal, Coutinho pode nomear qualquer um dos integrantes da lista, mas, no ofício, César lembra que a escolha do candidato mais votado sempre foi defendida pelos membros do MP. “A CONAMP, balizada pela missão constitucional de velar pelo regime democrático, inclusive dentro da instituição, assumiu o compromisso histórico de defender a nomeação do mais votado na lista para o cargo de procurador-geral de Justiça. Reconhecendo a faculdade constitucional reservada a Vossa Excelência, enquanto Governador de Estado, e respeitando tal discricionariedade para a escolha de quaisquer dos integrantes da lista, volvemos nossa certeza às convicções democráticas que sempre nortearam a vossa atua ção ao longo de uma notável vida pública, em especial no exercício do mais elevado cargo do Executivo estadual”, diz o documento.

FONTE: Conamp