Bergson Formiga é reconduzido à presidência da APMP

whatsapp-image-2017-01-14-at-9-40-45-pmAconteceu no último sábado (14), a posse da nova diretoria da Associação Paraibana do Ministério Público (APMP), na qual o presidente Francisco Bergson Gomes Formiga de Barros foi reconduzido ao cargo de presidente da entidade para o biênio 2017/2019. O evento contou com a presença da presidente da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (Conamp), Norma Angélica Reis Cardoso Cavalcanti.

Também estiveram presentes o procurador-geral de Justiça da Paraíba, Bertrand de Araújo Asfora; o deputado Estadual, João Gonçalves; a presidente da Associação dos Magistrados da Paraíba, Maria Aparecida Sarmento Gadelha; o presidente da Associação Mineira do Ministério Público, José Silvério Perdigão; o presidente da Associação Catarinense do Ministério Público, Luciano Nashveng; o presidente da Associação do Ministério Público do Rio Grande do Norte, Fernando Vasconcelos; e membros do Ministério Público da Paraíba e demais autoridades.

Em seu discurso, o presidente reeleito garantiu que a APMP continuará vigilante quantos aos ataques e tentativas de relativização da independência da instituição: “Unidade, parceria e independência são expressões que simbolizam e indicam de que forma podemos juntos defender os interesses comuns institucionais e associativos, de modo a não sucumbirmos, no presente e no futuro próximo, aos incessantes ataques às garantias e prerrogativas que, com muita luta e união, conquistamos ao longo do tempo”.

Bergson Formiga também falou dos novos projetos para a gestão como a criação de uma rede de discussão virtual, que possibilite aos membros opinar e sugerir ações de forma direta à APMP; reafirmou o compromisso com os associados aposentados; e ainda destacou a preocupação irrestrita de agregação da classe e a luta constante no âmbito nacional pelos direitos dos associados, da instituição e da sociedade.
whatsapp-image-2017-01-14-at-9-20-30-pm
A presidente da Conamp também discursou durante a cerimônia de posse e lembrou-se dos ataques dirigidos ao MP Brasileiro nos últimos tempos e da luta da instituição, principalmente, contra a corrupção com a campanha “Corruptos#NãoPassarão”.

“É sabido que a história da Conamp e de suas afiliadas se confunde com a do MP Brasileiro. Nossa associação sempre lutará pela valorização da atuação do Ministério Público e repudiará tentativas que buscam fragilizar ou que criem empecilhos ao pleno exercício das funções institucionais, em especial aos que atentam contra o poder investigatório e criminal do MP, pois é dever da nossa instituição defender direitos do cidadão, a segurança pública, o meio ambiente, o patrimônio e o bem-estar social. E é por isso que precisamos de liberdade para agir e investigar”, ressaltou.

Nova diretoria

Com 126 votos, a chapa “APMP no Rumo Certo – União e Compromisso” foi eleita no dia 14 de dezembro de 2016, por aclamação para a gestão do biênio 2017/2019. Confira abaixo todos os nomes que compõem a nova diretoria:

Presidente: Bergson Formiga
1º vice-presidente: Márcio Gondim
2º vice-presidente: Antônio De Pádua
1º secretário: Rodrigo Pires
2º secretário: João Benjamim
1º tesoureiro: Otacílio Marcus Machado
2º tesoureiro: Ismael Vidal
Diretoria Social: Ana Maria França
Diretoria Patrimonial: Stoessel Wanderley
Diretoria Cultural: Dennys Carneiro
Diretoria de Esportes: Túlio César Fernandes
Diretoria de Beneficência: Gláucia Campos
Diretoria Jurídica: Leonardo Quintans
Sub-sede de Campina Grande: Carla Simone Gurgel
Sub-sede do Sertão: Lean Xerez
Ouvidoria e Comunicações: Ricardo José de Medeiros

Conselho Fiscal:
Abraão Falcão
Dmitri Amorim
Anita Bethânia da Rocha

Presidente

Bergson ingressou no Ministério Público em 1996. Inicialmente, atuou nas promotorias de São João do Rio do Peixe e Soledade. Em 1999, foi promovido para Conceição. Quatro anos depois, foi removido para Picuí. Em 2008, foi promovido para Campina Grande, onde atualmente exerce a função de 1º promotor da Fazenda Pública. Em 2015, foi eleito pela primeira vez, presidente da Associação Paraibana do Ministério Público, e no ano passado, recebeu o desafio de ser diretor da Região Nordeste na nova gestão da Associação Nacional de Membros do Ministério Público, a Conamp.

Deixe um comentário