APMP participa da solenidade de posse da Ampem

Ampem 12.01.2016A Associação Paraibana do Ministério Público (APMP), através do presidente Bergson Formiga, participou na última sexta-feira (8) da cerimônia de posse da Diretoria Executiva, do Conselho Consultivo e do Conselho Fiscal da Associação do Ministério Público do Estado do Maranhão (AMPEM) para o biênio 2016/2017. A solenidade ocorreu no Salão de Eventos da associação, localizado no Calhau.

Autoridades, membros do MP e familiares acompanharam a cerimônia. Inicialmente, foi exibido vídeo institucional sobre os 45 anos da AMPEM. Em seguida, a promotora de justiça Elizabeth Albuquerque realizou a leitura da Ata de Posse dos novos membros da Diretoria e dos Conselhos da AMPEM. Após a assinatura, José Augusto Cutrim convidou o presidente eleito da AMPEM, Tarcísio Bonfim, para presidir a solenidade.

Em seu discurso, a procuradora-geral de Justiça do Maranhão, Regina Lúcia de Almeida Rocha, saudou aos presentes e destacou as conquistas da associação ao longo de sua existência. Elogiou a gestão anterior e destacou a equipe da nova gestão, disse que o momento é de renovação, sem perder o foco. “O ciclo que se inicia haverá de continuar o que já foi feito e lutar para superar os desafios que virão”, enfatizou.

A presidente da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (Conamp), Norma Cavalcanti, agradeceu à AMPEM e ao MP-MA pelo companheirismo e lutas conjuntas. Para descrever o momento de transição da AMPEM, citou a canção Encontros e Partidas, dos compositores Milton Nascimento e Fernando Brant. “A Conamp sente-se honrada em homenagear a gestão que se inicia na AMPEM. Desejamos que ela tenha a motivação para o crescimento da instituição e para o trabalho social” disse Norma, reforçando a parceria entre as instituições. Em nome da Conamp, Norma concedeu ao ex-presidente José Augusto Cutrim uma Moção de Reconhecimento pelo trabalho realizado enquanto Diretor Regional Nordeste da entidade nacional.

Ao fazer uso da palavra, Cutrim fez um balanço de sua gestão. Citou a estrutura física, os serviços, benefícios e conquistas para os associados. Para ele, é tarefa essencial continuar o que os pioneiros iniciaram há 45 anos. “Nossa entidade não estará completa até que todos saibam que estão seguros, com um MP que atua pela sociedade”. Ao final de seu discurso, desejou à nova Diretoria sabedoria e cautela na condução da Associação. “Tenho certeza que ao fim de sua gestão, teremos uma AMPEM mais forte e aguerrida”.

O presidente da AMPEM Tarcísio Bonfim destacou em seu discurso que a história da associação é construída pelas ações de seus associados. Abordou as lutas em defesa das prerrogativas do parquet e disse que prosseguir é preciso, porém sempre vigilantes. “O momento é de, acima de tudo, renovar os laços com a história e assinar um compromisso com os desafios do presente e as lutas futuras”, finalizou.

Compuseram a mesa da solenidade o ex-presidente da AMPEM, José Augusto Cutrim Gomes; o presidente da Comissão Eleitoral, João Leonardo Sousa Pires Leal; a presidente da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (CONAMP), Norma Angélica Cavalcanti; a Procuradora Geral de Justiça, Regina Lúcia de Almeida Rocha; o deputado estadual Roberto Costa, que na ocasião representou o presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado Humberto Coutinho; o desembargador Jamil de Miranda Gedeon Neto, que representou o presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão, desembargador Cleones Carvalho Cunha; o deputado federal João Marcelo Santos Sousa; o Subdefensor Geral do Estado, Thiago Josino Carrilho de Arruda Macedo, que representou a Defensora Pública Geral do Maranhão, Mariana Albano de Almeida; o presidente da OAB Maranhão, Thiago Diaz; o diretor do Fórum de São Luís, Sebastião Bonfim e o presidente da Associação Brasileira do Ministério Público do Meio Ambiente (ABRAMPA), Luís Fernando Cabral Barreto Júnior.