APMP participa da reunião do Conselho Deliberativo da CONAMP cujo tema foi segurança institucional

A Associação Paraibana do Ministério Público (APMP) participou da II reunião do Conselho Deliberativo da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (CONAMP) que debateu a segurança institucional de promotores e procuradores de Justiça e aprovou o texto da moção de repúdio ao atentado contra a vida do promotor Marcus Vinícius Ribeiro Cunha. A CONAMP reafirmou também compromisso com a proteção dos membros do MP e intensificará os esforços para a implementação de instrumentos capazes de garantir a integridade física e mental dos integrantes do MP.

Um ato público em defesa da atuação do MP e em repúdio ao atentado contra Marcus Cunha ocorrerá nesta sexta-feira (27), em Uberlândia (MG). A mobilização está sendo organizada pela CONAMP; Associação Mineira do Ministério Público (AMMP); Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP); o Conselho Nacional dos Procuradores de Justiça (CNPG); Procuradoria-Geral de Justiça de Minas Gerais; Grupo Nacional de Combate às Organizações Criminosas (GNCOC); e Associação dos Magistrados Mineiros (AMAGIS).

PEC da Bengala

A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 457/2005, que busca elevar a idade de aposentadoria compulsória no serviço público de 70 para 75 anos, também foi um dos itens debatidos na reunião do Conselho Deliberativo. A CONAMP já se manifestou publicamente contra a PEC 457 por entender que a proposta implica no engessamento das carreiras de estado e na estagnação da jurisprudência brasileira.

Na última quinta-feira (25), a CONAMP eteve reunida com o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB/RJ). De acordo com o parlamentar, haverá tempo para que as entidades dialoguem com os parlamentares, mas a PEC 457 deverá ser apreciada pela Casa até o final de março.

Fonte: Com informações da CONAMP