APMP acompanha definição de lista tríplice de candidatos a desembargador

 width=O presidente da Associação Paraibana do Ministério Público, promotor Seráphico da Nóbrega, acompanhou, na tarde deste dia 21 de agosto, a sessão do Pleno do Tribunal de Justiça da Paraíba que escolheu a lista tríplice de integrantes do MP para o cargo de desembargador. A sessão, com votação aberta e fundamentada, definiu os seguintes nomes: Oswaldo Trigueiro, obteve 16 votos dos desembargadores; o promotor de Justiça Aldenor de Medeiros, 14; e o procurador de Justiça Marcus Villar, 13 indicações. A lista tríplice foi encaminhada ao governador Ricardo Coutinho (PSB), que, por sua vez, apontará o mais novo desembargador do Poder Judiciário paraibano.

O Pleno do TJPB, com a presença de 16 desembargadores, escolheu os três nomes entre os seis que compunham a lista sêxtupla definida anteriormente pelo Ministério Público da Paraíba (MPPB). Além dos três escolhidos pela Corte do TJ, a lista sêxtupla ainda continha os nomes dos promotores de Justiça Fernando Antônio Ferreira de Andrade, Manoel Pereira de Alencar e Rogério Rodrigues Lucas de Oliveira.

Para a formação da lista sêxtupla, 14 membros haviam feito inscrição para a disputa, mas houve uma desistência: a da promotora de Justiça Dinalba Araruna Gonçalves. Então foram para a avaliação e votação do Conselho 13 candidatos: quatro procuradores (contando aí com o próprio procurador-geral de Justiça, que na verdade é promotor) e nove promotores de Justiça.

O processo de definição da lista sêxtupla teve início no último dia 7 de agosto, quando chegava à PGJ ofício do TJPB, informando sobre a aposentadoria do desembargador José Di Lorenzo Serpa e anunciando a abertura de uma vaga de desembargador no Poder Judiciário paraibano, a ser preenchida por um membro do MPPB. O documento foi entregue pelo diretor-geral do Tribunal de Justiça, Róbson Cananéa, ao secretário-geral do Ministério Público paraibano, promotor de Justiça Francisco Lianza.

*Com informações da Ascom do MPPB